Você sabia que depois de se formar aqui na Bolívia, tens que ficar mais alguns anos?
Pois é, ninguém é informado disso antes de entrar em qualquer Universidade da Bolívia, eles mantêm cobertos. Porque? Simples, para não perderem alunos. A Bolívia é um dos únicos países da América do Sul que o aluno depois de formado, tem que fazer Província e Prova de Grado (Só para formandos em Medicina).
O que é Província? Província você faz depois de formado, o Governo Boliviano "pede" um auxilio a todos os formandos em Medicina para trabalhem durante 3 meses para ele, nesse período você é mandado para qualquer lugar da Bolívia, sem remuneração!
O que é Prova de Grado? Prova de grado é como se fosse o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Brasil. Só que ao invés de o formando apresentar um trabalho, ele vai ficar alguns meses acompanhando o quadro clínico de algum paciente, no final desses meses ele apresenta a banca, formado por médicos, todos os procedimentos que foram feitos, e o tratamento que deverá ser continuado!
Tá, mas o que de ruim tem essa Prova de Grado? A única coisa ruim nela, é que você pode ficar na fila para faze-la até 2 anos! Mas não são todas as faculdades que são assim. Essa Prova de Grado é aplicada por cada faculdade, algumas são enroladas e outras são mais eficientes no tempo de espera!
O estudo aqui em si, é bom, nenhum estudante tem o direito de reclamar. Problemas existem do mesmo jeito que no Brasil.
Postar um comentário